Fundação e Trajetória

Albert Einstein
“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade.”

Em meados do ano 2000 o médium Cláudio Antônio da Silva Carvalho, atendendo ao chamado da espiritualidade, decidiu reiniciar os trabalhos de consultas espirituais com mais constância e dedicação, orientado pelo espírito do Dr. Bezerra de Menezes. Retornou a Belo Horizonte e aceitou a oferta de uma amiga de sua mãe, que lhe cedeu um espaço em sua casa no bairro Pindorama para os atendimentos. O quartinho era bem pequeno e ficava debaixo da escada de entrada da casa.

Em agosto teve nova orientação espiritual do Dr. Bezerra, que pedia para ampliar o trabalho: além das consultas individuais, teria início o tratamento de limpeza espiritual. Nesta data a AEFAL nascia no Plano Espiritual. Nessa época, além de passar por dificuldades financeiras, seu espaço de atendimento mal dava para o atendimento individual. Cláudio, então, combinou o início dos trabalhos com seus pacientes mais assíduos, que se interessavam pela mediunidade e com quem tinha certa camaradagem. Assim, foi preparando-os para ajudá-lo na nova missão. O grupo já contava com seis pessoas e só faltava um melhor local. Aconteceu de uma nova paciente possuir um centro de umbanda/candomblé no bairro Providência oferecer-lhe o empréstimo do espaço físico do Centro nos dias de sábado, para realizar o trabalho de desobsessão solicitado por Dr. Bezerra. Imediatamente o grupo, que já era de 10 pessoas, foi convocado para iniciar os trabalhos. Os membros vinham na maioria de núcleos espíritas com formas diferentes de praticar o espiritismo, sendo que alguns não eram espíritas. Uns eram da Umbanda, outros do Candomblé, ou do espiritismo chamado de kardecista. Sabiam apenas que trabalhavam sob a supervisão do Doutor Bezerra de Menezes e que se tratava do bem do próximo; porém os métodos da prática da caridade eram ligeiramente diferentes, mais explícitos e, por isso, naquele primeiro sábado, todos estavam lá pontualmente.

No início eram atendidos de cinco a dez pacientes por sábado. Esses, em sua maioria, passaram posteriormente a fazer parte do grupo AEFAL. Assim iniciou-se um trabalho que logo conquistou novos adeptos. A partir daí o crescimento foi acelerado e, o número de pacientes crescia assustadoramente a cada encontro.

Por causa das diferenças filosóficas e ideológicas entre este novo trabalho e os da Casa emprestada, o grupo foi convidado a deixar o espaço físico no Centro, tendo que procurar urgentemente outro local para se instalar. Surgiu uma pequena casa de quatro cômodos, situada na rua Souza Aguiar, nº 833 B, no Bairro São Geraldo, em Belo Horizonte. Era maio de 2001. Após três meses funcionando na nova sede, o grupo já tinha mais de vinte membros.

Como havia dificuldades de relacionamento, devido às crenças divergentes de cada membro e da falta da real compreensão do seu objetivo, ficou clara a urgência de se organizar a Casa. Em janeiro de 2002 realizou-se a primeira Assembleia Geral, visando à legalização do grupo como instituição, fundada oficialmente no dia 29 de janeiro de 2002 com o nome de AEFAL – Associação Espírita Fé, Amor e Luz.

Chegava a trinta o número de pacientes atendidos por sábado e o trabalho se estendia até às 22 horas, chegando algumas vezes a passar da meia-noite. O número de pacientes e de iniciantes nos trabalhos não parou mais de crescer.

Com o trabalho semanal, os espíritos propuseram iniciar estudos regulares na Casa. Tiveram início uma vez por semana, às quartas-feiras, quando o médium Cláudio Antônio recebia instruções dos mentores espirituais Bezerra de Menezes, Mestre Agostinho, Senhor Sete Mares, Mestre Constantino, Ricardinho e muitos outros para continuar os trabalhos e para reorientar a filosofia espírita.

Essas novidades foram e ainda são recebidas pelo grupo com admiração, pois respondem a muitas perguntas e esclarecem dúvidas que ainda atormentam a os adeptos dessa filosofia. Junto com as instruções regulares dos espíritos, surgiu a primeira turma de estudos para iniciantes na filosofia da AEFAL – uma turma-piloto, numerosa, eclética – continha pessoas das mais variadas formações profissionais, de diversos graus de escolaridade e com faixa etária bastante abrangente. Era também muito rotativa (por isso era uma turma-piloto) e durou cerca de cinco anos. Essa turma significou muito para o entendimento da formação ideológica da AEFAL. Os participantes que perseveraram puderam contribuir para a diferenciação entre o modus operandi da Casa (que já possuía ideologia própria) e o das demais casas espíritas. Também dessa turma saíram bons trabalhadores para a AEFAL.

Os pacientes que frequentavam os trabalhos dos sábados despertaram a consciência mediúnica, aliada às respostas que recebiam nos tratamentos feitos com o Doutor Bezerra de Menezes, quando em consultas individuais. O resultado foi o crescimento da demanda, havendo necessidade de se aumentar as dimensões da sede. Desse modo foi alugada a casa gêmea ao lado, de nº 833 A, do mesmo proprietário, o que dobrou o espaço de atendimento.

Em janeiro de 2003 teve início curso regular baseado nos estudos das quartas-feiras e na codificação kardequiana. Simultaneamente foram iniciadas reuniões entre os membros associados e o Dirigente-Fundador para análise e elaboração de uma cartilha de estudos espíritas, própria para a AEFAL, para demonstrar filosófica e cientificamente os fatos que ocorriam durante os trabalhos da Casa. Esta cartilha, após muitas análises e revisões, foi nomeada “PASSOS” e continha os fundamentos do espiritismo universal.

Novamente a demanda obrigou a AEFAL, em janeiro de 2005, a se instalar num espaço maior para acolher os novos companheiros interessados em conhecer os princípios filosóficos que norteiam nossos trabalhos. O local encontrado para a sede da AEFAL até 07 de março de 2014 (Rua Capuraque, nº 35, bairro Floresta) possibilitou a ampliação dos trabalhos e estudos e ofereceu mais conforto para todos. Foram feitas algumas reformas para melhor adaptação do espaço original àquilo que a AEFAL necessitava.

Mas, mesmo com espaço maior, a AEFAL continuou recebendo um número cada vez maior de pessoas necessitadas de melhorar sua saúde física e espiritual, de ampliar seus conhecimentos sobre a filosofia espírita, ou ainda de satisfazer a mera curiosidade. Elas veem no trabalho da espiritualidade a chance de obter respostas para a sua vida e se fortalecer moralmente. Frequentadores regulares ou esporádicos impõem à Casa a necessidade de estar sempre oferecendo um mínimo de conforto para todos e isso é o que a associação busca, oferecendo o conforto espiritual, ou melhorando suas instalações físicas.

Novos serviços e trabalhos espirituais tiveram início e não havia mais espaço físico para sua realização regular. A saída foi encontrar outro local, onde pudessem ser realizados. Uma grande reforma foi necessária no prédio da atual sede, para adequar o espaço às necessidades da Associação, que contou com o apoio dos médiuns, pacientes e amigos nessa empreitada. A atual sede da AEFAL está localizada na rua Colatina, nº 04, no bairro Renascença – CEP: 31 169-020 – BH/MG – (Telefone: 31 3423-0051). Para se chegar lá, pode-se seguir pela rua Jacuí até o número 3020 (Sacolão Pomar); depois é só entrar à esquerda na rua Colatina. Fica no segundo quarteirão abaixo da Jacuí. As linhas de ônibus que param na rua Jacuí são: 1502, 1509, 1510, 4501, 5506ª, 8205, 81 (Estação São Gabriel/Hospitais via Floresta), 8405 e 9803.

Em 24 de julho de 2007 o título de Utilidade Pública foi conferido à AEFAL, reconhecendo a sua importância para o bem da comunidade. As carências da AEFAL tornaram-se explícitas e, com o título, tornou-se oficialmente merecedora do auxílio material da comunidade e do poder público. Atualmente a AEFAL atende em média 1200 (mil e duzentas) pessoas por mês.

A AEFAL oferece cursos regulares teóricos para iniciantes e cursos mais avançados de estudos bíblicos, de espiritismo e suas diversas facções universais, em todas as suas dimensões, ministrados às terças e quintas-feiras à noite. Oferece ainda cursos especiais de curta duração com poucos encontros, (cone, cromoterapia, radiestesia, massoterapia, reiki, entre outros), ministrados com carga horária reduzida, realizados às segundas ou sextas-feiras.

Os trabalhos da AEFAL se iniciaram focados essencialmente na prática da caridade urgente. Hoje se expandem para a Holística, possibilitando ao ser humano um atendimento mais completo, visando à implantação de um grande projeto chamado PROJETO CEM – Corpo, Mente e Espírito – que está apenas parcialmente implantado.

É prioridade para a AEFAL a aquisição de sede própria em local e dimensões adequados para viabilizar amplo atendimento espiritual e a implantação completa do PROJETO CEM. Somente desta forma alcançará o grande ideal de contribuir efetivamente para diminuir os desequilíbrios psíquicos, físicos e espirituais de maneira integrada ao sistema de saúde constituído, promovendo condições e estímulos para a renovação individual, em que todos poderão tirar o melhor proveito para a vida de seres existenciais e eternos.

Se você tem interesse em ajudar a AEFAL a contribuir para um mundo melhor, faça sua doação!

Endereço:

Rua Colatina, nº 04, no bairro Renascença – CEP: 31 169-020 – BH/MG.

Telefone:

31 3423-0051